“ELE(A) FALA À ‘SOPINHA DE MASSA’!”

Quem já não ouviu esta célebre expressão? Da nossa prática clínica em contexto educativo, é recorrente os pais/educadores/professores se referirem a uma determinada alteração da fala evocando esta típica expressão. O termo técnico para este problema é SIGMATISMO (interdental ou anterior, neste caso concreto). De uma forma genérica, esta situação é caracterizada pelo posicionamento/apoio incorreto do ápice da língua entre os dentes incisivos centrais, ao invés de este ser feito na região alveolar (os sons /s/ e /z/ são, naturalmente, fonemas fricativos alveolares). O que se ouve é um /s/ e/ou um /z/ distorcido (temos maior percepção da saída do fluxo de ar entre os incisivos centrais). Esta perturbação articulatória/fonética é bastante comum/bem identificada e trabalhada principalmente entre os 4 e os 6 anos. Pode ter diversas causas: padrões errados de alimentação/deglutição, modo respiratório oral, tónus muscular orofacial diminuído, hábitos orais nocivos (como sucção continua de chupeta), inadequado crescimento craniofacial e/ou ainda alterações dentárias/inadequada oclusão dentária.

Em suma, esta perturbação da fala pode e deve ser avaliada e trabalhada em Terapia da Fala. Não se esqueça que, quanto mais precoce for a sua identificação, melhores poderão ser os resultados da intervenção.