“O MEU FILHO JÁ FEZ UMA AVALIAÇÃO EM TERAPIA DA FALA, MAS NÃO TENHO RELATÓRIO.”
Infelizmente, não é de todo uma situação pouco frequente. É (ainda) uma realidade. Seja criança ou adulto, quando um terapeuta da fala planifica e executa a avaliação de um utente deve entregar um relatório clínico que, por escrito, fundamenta e conclui sobre a avaliação realizada, indicando ou não a importância de um acompanhamento direto e/ou indireto. Este documento é indispensável e um direito que assiste a quem procura ou necessita desta avaliação. Assim, EXIJA UM RELATÓRIO ao terapeuta da fala após a avaliação, pois além de ser uma prova clínica sustentada sobre o perfil de comunicação/áreas coassicadas do utente avaliado, é um documento que pode ser útil a outras entidades que trabalhem ou estão diariamente com o utente (e.g., escola, lar, ATL, outras instituições de prestação de serviços de saúde, etc.).
No LabFala, todas as avaliações em Terapia da Fala incluem relatório clínico de avaliação, devidamente assinado pelos responsáveis de caso/terapeutas avaliadores.
Deixo aqui a minha experiência pessoal…
Após ter sido alertado pela educadora do meu filho, para algumas dificuldades na articulação de determinadas
palavras. Procurei um serviço supostamente profissional, o qual efetuou uma avaliação (aprox.45min e 75€ ) e de seguida sugeriu iniciar sessões de terapia da fala (2xSemana).
Não me foi apresentado qualquer relatório, apenas foi transmitido que na eventualidade de necessitar do relatório de avaliação formal (penso que foi esse o nome atribuído), teria de ser marcada nova consulta (paga, pois eu perguntei…) ou seja mais 75€ para ser então entregue e explicado pormenorizadamente o dito relatório.
Cumprimentos,
Paulo