17 de Novembro
Hoje, dia 17 de novembro, comemora-se o Dia Mundial da Prematuridade. A iniciativa foi criada em 2009 pela Foundation for the Care of Newborn Infants, apresentando como principal objetivo a reflexão acerca do bebé prematuro e a criação de estratégias para diminuir a taxa de prematuridade.
Um bebé é considerado prematuro quando nasce antes das 37 semanas de gestação, sendo que, atualmente, é sabido que 1 em cada 10 bebés nasce prematuro. Em Portugal, sabe-se ainda que um bebé que nasce antes das 30 semanas tem cerca de 80% de probabilidades de sobreviver.
De facto, a prematuridade pode fazer com que algumas das capacidades do bebé possam estar comprometidas ou pouco desenvolvidas pelo que o Terapeuta da Fala deverá ser um dos profissionais de saúde envolvidos neste processo de maturação progressiva, nomeadamente quando: a) existe descoordenação dos processos sucção-deglutição; b) a sucção é fraca; c) existem falhas respiratórias durante a alimentação; d) existe o risco de aspiração durante a alimentação; e) o reflexo de vómito é exagerado; f) existe refluxo nasal ou gastroesofágico; g) existe subnutrição ou outros casos mais específicos.
Fontes: Direção Geral de Saúde; Centro Hospitalar do Algarve; Associação Portuguesa de apoio ao bebé prematuro; Centro Hospital de Gaia-Espinho; Sociedade de Pediatria de São Paulo. 2016.
(caso seja necessário, ficam aqui os links utilizados)
Deixe o seu comentário
You must be logged in to post a comment.